top of page

COVID-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional pelo novo coronavírus (COVID-19). Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. A causa, foi identificada, tratando-se de uma nova cepa de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos. O novo coronavírus foi temporariamente nomeado 2019-nCoV e, em 11 de fevereiro de 2020, recebeu o nome de SARS-CoV-2, sendo o responsável por causar a doença COVID-19.

Adobe Stock_447186787

Cursos de extensão

Pensando nesse contexto, a profa Dra Daniela Oliveira de Melo, coordenadora do grupo de pesquisa Chronide, se envolveu no desenvolvimento de dois cursos direcionados a difusão de informações sobre a Covid-19

Curso: Aprendendo conceitos da formação em saúde em meio à pandemia de Covid-19

Este curso de extensão é o resultado de uma força-tarefa formada por docentes, pesquisadores, especialistas, alunos da pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP e convidados de outras instituições. A proposta é a apresentação e/ou revisão de conceitos de formação de profissionais de saúde tomando exemplos de notícias ou estudos envolvendo o coronavírus ou a Covid-19.

Visa promover a disseminação de informação confiável e incentivar a tradução do conhecimento científico para o público leigo. O acesso ao curso foi através do Google Classroom. Todo o conteúdo também é disponibilizado no YouTube, em playlist criada no Canal SIG Cuidado Farmacêutico.

Produtos saneantes
Distanciamento social

Curso:  Ciência e Covid-19: a importância da análise crítica de evidências durante uma pandemia

O curso é fruto de um trabalho multidisciplinar de docentes e especialistas em saúde baseada em evidências da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para combater a difusão de informações não confiáveis sobre Covid-19. também participaram convidados, docentes de outras instituições, gestores e clínicos nacionais e internacionais.

 

O curso foi oferecido na modalidade de extensão com 40 horas iniciais previstas. Utilizou-se o sistema SiEx da UFCSPA. Todo o conteúdo também é disponibilizado no YouTube, em playlist criada no Canal SIG Cuidado Farmacêutico.

bottom of page