Projetos ATS

  • Acordo de Cooperação Técnica SES/SP e NATS

  • Elaboração de PTC

  • Projeto de mestrado Rafa

Projetos Diretrizes

  • Projeto DCNT-APS

  • Projeto de mestrado Sandro

  • Projeto de mestrado Rosy

  • Projeto Diadema

Projetos Segurança

  • Projeto de mestrado Nayara

  • Projeto Anti-TNF

Projetos

Technology Innovation and medicine conce

Acordo de Cooperação Técnica SES/SP e NATS

Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar seu conteúdo e trocar fontes. Você pode arrastar e soltar-me em qualquer lugar de sua página. Sou um ótimo lugar para contar sua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

Elaboração de PTC

 

Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar seu conteúdo e trocar fontes. Você pode arrastar e soltar-me em qualquer lugar de sua página. Sou um ótimo lugar para contar sua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.​
 

Projeto de mestrado Rafa

 

Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar seu conteúdo e trocar fontes. Você pode arrastar e soltar-me em qualquer lugar de sua página. Sou um ótimo lugar para contar sua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

Projeto DCNT-APS: Recomendações de guias de prática clínica de alta qualidade metodológica para o cuidado de doenças crônicas: adaptação ao contexto do SUS e disseminação de informação confiável

O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da FAPESP, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciaram o resultado da chamada de propostas para o Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS lançada em dezembro de 2018. Foram selecionadas 15 propostas, dentre as propostas aprovadas, o Projeto Chronide/DCNT- APS, idealizado e coordenado pela Professora Dra, Daniela Oliveira de Melo, pesquisadora e docente na Universidade Federal de São Paulo. .

Fonte: http://www.fapesp.br/13132

 

ppsus.JPG

Qual o objetivo do Projeto Chronide?

Disseminar recomendações de Guias de Prática Clínica de alta qualidade metodológica, adaptadas ao contexto do SUS, para nortear o cuidado das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) na atenção básica.

Quais DCNT serão incluídas no projeto?

Serão incluídas as quinze doenças crônicas mais prevalentes entre idosos elencadas no estudo “Factors Associated With High-Quality Guidelines for the Pharmacologic Management of Chronic Diseases in Primary Care”: hipertensão arterial, insuficiência cardíaca crônica, angina estável, fibrilação atrial, doença arterial coronariana, hipercolesterolemia, diabetes mellitus, osteoartrite, osteoporose, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, refluxo gastroesofágico, demência, depressão e hiperplasia prostática benigna.

Qual relevância do Projeto Chronide para a sociedade?

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis são responsáveis por 60% de todo o ônus decorrente de doenças no mundo. Em 2015, foram a causa de 70% das mortes em todo o mundo. No ano 2020, serão responsáveis por 80% da carga de doença dos países em desenvolvimento e, nesses países, a aderência aos tratamentos chega a ser apenas de 20%.

A Atenção Básica deve estar orientada para a atenção às condições crônicas, com o objetivo de controlar as doenças ou agravos de maior relevância, através da adoção de tecnologias de gestão da clínica, tais como as diretrizes clínica.​

Como os profissionais da saúde terão acesso às informações?

Um aplicativo será desenvolvido com acesso gratuito atendendo aos  sistemas operacionais: Androide, iOS e Windows. No idioma em Português. Será disponibilizado um curso a distância EaD na plataforma UNA-SUS. Oficinas serão realizadas para divulgação dos produtos digitais.

Projeto de Mestrado: Sandro Tonin

Orientação: Profa. Dra. Daniela Oliveira de Melo

Desenvolvimento de um curso a distância para profissionais de saúde da atenção primária do SUS sobre o manejo de doenças crônicas baseado em evidências. 

Qual metodologia será aplicada no desenvolvimento do Projeto Chronide?

PPSUS METODO.JPG

Com objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da Atenção Básica e promover o uso racional de medicamentos, este projeto encontra-se articulado à Politica Nacional de Educação Permanente em Saúde (EPS), Educação Continuada (EC), Saúde Baseada em Evidências (SBE), e Tecnologia da informação e comunicação (TIC). Ao desenvolver um curso EAD para profissionais da saúde, a equipe do Chronide, avaliou diretrizes clínicas de DCNT de diversos países através dp instrumento AGREE II, a a fim de oferecer informação confiável, com base em diretrizes de alta qualidade metodológica.

Projeto de Mestrado: Rosyanne Oliveira

Orientação: Profa. Dra. Daniela Oliveira de Melo

Título do projeto

Resumo do projeto

Projeto Diadema

Esse projeto surgiu de rodas de conversa sobre farmacoterapia de doenças crônicas, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Diadema e o grupo de pesquisa CHRONIDE.

Com a discussão das recomendações sobre manejo de doenças crônicas, o projeto foi delineado de forma a resultar em diretrizes pactuadas pela rede de atenção à saúde do município de Diadema.

Nas RODAS DE CONVERSA, são discutidas as recomendações dos guias de prática clínica de melhor qualidade metodológica e sua aplicabilidade ao contexto local. A participação da Gestão (representada pelo Secretário Adjunto de Diadema, coordenação da Atenção Básica e da Assistência Farmacêutica) e dos Profissionais de Saúde (de qualquer profissão) tem tornado cada discussão ainda mais rica e tem propiciado a reflexão sobre a possibilidade ou não (e porque não) da inclusão de novas tecnologias no SUS de Diadema e novas iniciativas de pesquisa e/ou de atuação.

 

Por que DIRETRIZ? Porque não serão protocolos, não há obrigatoriedade ou fiscalização do seguimento das recomendações... Essas são pactuadas para que os profissionais se envolvam na sua elaboração e possam seguir a maior parte delas por concordar que são o melhor para a maioria dos pacientes.

Projeto de mestrado Nayara Oliveira

Orientação: Profa. Dra. Daniela Oleveira de Melo

 

Os anticorpos monoclonais (mABs) são amplamente utilizados no tratamento de diversas doenças incluindo neoplasias, doenças autoimunes, rejeição de transplantes, intoxicações (antídoto), enxaqueca, asma, osteoporose e hiperlipidemia.

Apesar dos bons resultados terapêuticos, os mABs estão associados com reações adversas a medicamentos (RAM) graves com destaque para o aumento do risco de infecções graves causadas por mABs imunossupressores como o desenvolvimento de tuberculose durante o tratamento com os mABs Anti-TNF (ex. adalimumabe, infliximabe, golimumabe) e de leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP) em pacientes tratados natalizumabe e rituximabe.

 

Com a ampliação da oferta dos mABs e sendo conhecido seu potencial para causar reações adversas graves, aumenta a preocupação com seu perfil de segurança. Assim, o objetivo do estudo é descrever o perfil de segurança infeccioso dos mABs imunossupressores a partir da análise das notificações espontâneas de suspeitas de RAMs recebidas pelo FDA Adverse Event Reporting System (FAERS) até dezembro de 2018 e identificar RAMs infecciosas não descritas via análise de desproporcionalidade. Essa análise pode auxiliar na prevenção e detecção precoce de eventos infecciosos causados pelos mABs imunossupressores através da identificação dos fatores de risco, perfil infeccioso e da elaboração de planos de minimização de risco para aumentar a segurança do tratamento e mitigar as complicações como hospitalizações, sequelas e morte.

Projeto Anti-TNF

Orientação: Profa. Dra. Daniela Oleveira de Melo

 

TEXTO......

TEXTO........