O que é Tecnologia em Saúde?


​Tecnologia em saúde é um conceito amplo que consiste na aplicação de conhecimentos para promoção de saúde, prevenção e tratamento de doenças. A tecnologia em saúde compreende desde medicamentos, exames diagnósticos e procedimentos médicos até sistemas organizacionais de apoio à saúde, programas e protocolos assistenciais.

Avaliação de Tecnologia em Saúde

LOGO NATS

O que é Avaliação de Tecnologia em Saúde?

 

A Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) é um processo baseado em evidências que procura examinar as consequências da utilização de uma tecnologia de cuidados de saúde, considerando a assistência médica, social e questões econômicas e éticas. A ATS visa obter subsídios científicos, éticos e econômicos para a tomada de decisão e manutenção da sustentabilidade dos serviços de saúde. As evidências são obtidas através de estudos clínicos, estudos observacionais, revisões sistemáticas de estudos clínicos, avaliações econômicas e literatura cinzenta.

A ATS no Brasil

 

Desde 2011, o Brasil conta com a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) para assessorar o Ministério da Saúde na incorporação/desincorporação de tecnologias em saúde no SUS a partir de estudos de ATS e com Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) que busca promover e difundir a área de ATS no Brasil.

CHRONIDE e a ATS

 

A ATS é uma das linhas de pesquisas desenvolvidas pelo CHRONIDE. Os trabalhos em andamento em Projetos

Para saber mais...

 

REBRATS: O site fornece informações sobre cursos disponíveis na área de ATS, diretrizes metodológicas para elaboração de estudos em ATS, informações complementares com instrução sobre softwares e ferramentas úteis em ATS (ex: gerenciadores de bibliografias, programa R e Excel® para análise de dados estatísticos em ATS, ferramentas para avaliação de estudos em ATS como o GRADE e guias para redação de estudos científicos como o PRISMA e CONSORT) e boletins informativos, incluindo o BRATS, realizado em parceria com a ANVISA. Link: https://rebrats.saude.gov.br/

SisREBRATS: Base de dados de estudos de ATS em língua portuguesa aberta ao público Link: https://rebrats.saude.gov.br/sisrebrats. 

CONITEC:  O site da fornece diretrizes metodológicas em ATS, Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) aprovadospelo MS, alertas, informes, pareces e recomendações. Link: http://conitec.gov.br/

Technology Innovation and medicine conce

Judicialização da Saúde e ATS

 

Há um crescente impacto orçamentário no Sistema Único de Saúde (SUS), devido a demandas judiciais por tecnologias em saúde (tratamentos, medicamentos, equipamentos etc.). A avaliação de tecnologias em saúde considera evidências científicas, avaliação custo-efetividade para apoiar tomadores de decisão e o judiciário no julgamento de processos.

judicialização.jpg

CHRONIDE e a ATS

 

A ATS é uma das linhas de pesquisas desenvolvidas pelo CHRONIDE.

A atuação do Chronide na área de ATS é feita por meio do NATS UNIFESP –D

O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da UNIFESP-Diadema (NATS-UNIFESP-D) foi formalizado pelo Departamento de Ciências Farmacêuticas do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo em Novembro de 2018.

Foi criado para fomentar a disseminação de conhecimento científico de forma a subsidiar tomadas de decisão no sistema de saúde e também nas demandas judiciais por tecnologias, sobretudo medicamentos. 

Embora o NATS-UNIFESP-D tenha sido criado recentemente, os docentes que atuam no núcleo já trabalham com Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) ou assuntos diretamente relacionados a ATS há anos. Conta com a participação de docentes que atuam em diferentes áreas (odontologia, uso racional de medicamentos e diagnóstico laboratorial).

Entre as atividades desempenhadas no campo da ATS podemos citar a participação anterior de docentes no NATS-HC-FMUSP e nas oficinas da REPATS, a elaboração de notas técnicas de medicamentos para atualização da edição 2017 da Relação Nacional de Medicamentos (RENAME 2017), a elaboração de Parecer Técnico Científico para o programa NAT-JUS e a orientação de trabalhos de conclusão de curso com revisões sistemáticas sobre medicamentos judicializados no país, entre outras.

 

*Missão

Promover a integração entre a universidade e o sistema de saúde por meio da disseminação de conceitos de avaliação de tecnologias em saúde e saúde baseada em evidências bem como da elaboração de produtos técnicos que possam subsidiar tomadas de decisão sobre incorporação ou decisão judicial de tecnologias.

 

Informações para contato:

*Diretor: Daniela Oliveira de Melo

*Representante na REBRATS: Daniela Oliveira de Melo

*Email: natsunifespd@gmail.com

O NATS Unifesp D pode prestar serviços de ATS à comunidade interna e externa a Unifesp.

A prestação de serviços pode ser remunerada à medida que foi aprovado um Projeto Acadêmico de Prestação de Serviços (PAPS) – veja mais em https://www.unifesp.br/noticias-anteriores/item/4304-assinado-o-2-projeto-academico-de-prestacao-de-servico-paps-da-

                                                Acesse aqui

Downloads

 

Aqui você pode acessar alguns

manuais e documentos

importantes sobre ATS

 

download-pdf-3660827_960_720.png
sbe.png

ATS/PIE

REV%2520SIST_edited_edited.jpg

REVISÃO SISTEMÁTICA

grade.jpg

GRADE

PTC.jpg

PTC